terça-feira, 24 de janeiro de 2012

2012 é um ano político

“Mais um ano se passou...” e tudo continua como sempre. O verão está mais quente que no ano passado e continuamos sem barraca e sem estrutura nas praias e na orla de Salvador. Aliás, a única boa notícia tratando-se de Salvador para 2012 será a eleição municipal. A disputa para 2012 será acirrada e apesar de ACM Neto estar liderando as pesquisas, os outros candidatos sequer mostraram as suas caras e armas. A indefinição quanto aos candidatos privilegia a situação de Neto e prejudica a possível articulação de João Henrique, pois o seu apoio passa a ser cada vez mais prejudicial por conta da inoperância da administração municipal e do péssimo desempenho perante a opinião pública.

Quanto à Copa do Mundo na Bahia, todos podemos concordar com a falta de estrutura da cidade para comportar um evento de tamanha exigência, uma das falácias, sabemos que é a mobilidade urbana, nada foi feito e a sensação real é a de que cada dia piora um pouco mais. A Transalvador, antiga Superintendência de Engenharia de Tráfego – SET mudou nome e conceito visual – trazendo um custo enorme para a Prefeitura na troca de fardamento e plotagem dos veículos mas continua com sua marcante inoperância. Aliás, seus agentes fazem um grande favor para todos nós quando entram em greve, deixando a cidade livre de grandes congestionamentos causados por suas desastrosas atuações, nos deixando a sensação de que onde realmente devem atuar, não se responsabilizam, fechando os olhos para a realidade gritante frente a todos nós. Uma das suas atuações brilhantes, é o fechamento de retornos já existentes, permitindo obras em horários inoportunos. Portanto, a imobilidade urbana de Salvador, deverá prejudicar a sua candidatura para sediar jogos importantes da Copa de 2014. Os governantes ocupam-se em discutir sobre a capacidade hoteleira, onde não consigo enxergar problema com relação à quantidade de leitos, pois, se o que existe hoje já consegue suportar a demanda do Carnaval, poderá suportar perfeitamente a demanda da Copa do Mundo. Estas discussões somente levam a um interesse, que é a aprovação da construção de novos hotéis na cidade – que beneficiará muito algumas construtoras, mas não estão preocupados com os acessos aos hotéis já existentes. Sair e chegar aos hotéis do Rio Vermelho e Ondina é um verdadeiro martírio.

O prefeito e o governador precisam ser mais enérgicos nas suas decisões. Eu sempre falo da morosidade das decisões e das ações do executivo municipal, mas também lembro a eficiência em obras públicas por parte do governo do estado. Por exemplo, a grandiosa obra da passarela que ligará o CAB – Centro Administrativo da Bahia, ao Estádio de Pituaçu. Esta obra deveria ter sido concluída em 2008 e até agora não tem qualquer sinal de conclusão. Agora, imaginem as obras para a construção do metrô?

Estou muito pessimista e volto a dizer que este é apenas mais um problema que a Bahia enfrenta, pois, sem um metrô, Salvador não sediará qualquer jogo da Copa do Mundo e no ritmo que as obras estão andando, ou seja, completamente paradas e sem planejamento por parte da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, não haverá metrô algum até 2014. Projeto pelo Youtube é piada! Oficialmente ainda não fora apresentado qualquer projeto sobre o metrô de Salvador e o projeto de ligação com Lauro de Freitas – que hoje tem um trânsito tão ruim ou pior do que Salvador, pois possui apenas uma via de ligação com a sua metrópole. Então, se você resolver hospedar-se na Linha Verde, não pense em assistir aos jogos da copa em Salvador, pois fatalmente pegará horas de congestionamento em Lauro de Freitas e em diversos pontos de Salvador até a chegada ao estádio.

Mobilidade urbana é de fato o tema da vez, mas não posso deixar de falar da pré campanha que os candidatos a Prefeitura de Salvador já iniciaram. São outdoors espalhados pela cidade e diversas entrevistas focadas no tema. Sinceramente não vejo problema algum nisso, o jogo político é construído com antecedência e esperar uma data para começar a falar sobre isso é deixar o povo (os eleitores) de fora das prévias da disputa, que são importantíssimas para se entender por completo o jogo político.

2012 é um ano político. Devemos inserir, sempre que pudermos o tema em nossas conversas com amigos e familiares. Precisamos encontrar uma maneira para cobrar as falsas promessas. Dizem que política não se discute – este argumento foi criado para afastar o caráter racional do debate político. Dizem que a sujeira nas ruas e a má conservação dos espaços públicos são causas de uma questão cultural. Bobagem! A culpa é da péssima administração pública que não mantém uma coleta de lixo de excelência, não instala coletores e lixeiras suficientes na cidade e não consegue distribuir sanitários públicos para os cidadãos. E por favor, da próxima vez que o seu filho passar por um monte de lixo nas ruas ou vir alguém desesperado urinando no espaço público não se esqueça de ensinar-lhe que todos podemos contribuir fazendo nossa parte, mas que o maior responsável por estes acontecimentos é o gestor da cidade, o nosso prefeito.

Um comentário:

Pablo Araújo disse...

Entre outras sensações ao ler essa crônica me lembrei da vergonha que eu tenho quando estou fora da Bahia e alguém toca no assunto Metrô.

Lamentável.